segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

"A Percussão"

Dos troncos e das sementes das árvores, dos ossos e peles dos animais, do metal e do plástico, do ar e da vibração dos corpos, o homem vem transformando matéria em instrumentos de percussão ao longo de sua história.

Definição de Percussão
  • Segundo o Dicionário Aurélio
Percussão. [ Do lat. tard. percusu. ] S.f. 1. Ato ou efeito de percutir. 2. Choque ou embate entre dois corpos. 3. Jur. Incidência fiscal direta sobre o contribuinte. [Cf. nesta acepç., incidência(3).] 4. Med. Forma de exame físico, de que há técnicas diversas, e que consiste em aplicar a uma área pequenos golpes, com extremidade de quirodáctilo, borda de mão ou instrumento próprio, para, de acordo com o fim em vista, obter sons que podem ser normais ou anormais, ou pesquisar anormalidades de reflexo (12). 5. O conjunto de instrumentos de percussão (q.v)
  • Enciclopédia e Dicionário KOOGAN/HOUISS
PERCUSSÃO s.f. Choque resultante da ação brusca de um corpo sobre o outro. / Operação elementar de funcionamento de uma arma de fogo, no curso da qual o percussor, ferindo a espoleta, provoca a detonação. / Méd. Método de exame clínico que permite descobrir pelo som (ausência do som ou sonoridade) o estado de ingurgitamento ou vacuidade de um órgão. Arma de percussão, arma de fogo portátil que funciona por percussão. Instrumento de percussão, nome genérico que designa os instrumentos da orquestra de que se tira o som batendo; compreende principalmente os timbales, o bumbo, os pratos, o triângulo, bem como o vibrafone, os sinos e xilofone.

Percussão
Classificação
Embora coletivamente chamados de instrumentos de percussão, essa categoria pode ser subdividida por diversos critérios. As formas mais comuns de classificação dividem os instrumentos de percussão por definição do som (se podem produzir notas afinadas ou não), por método de execução (percussão, agitação ou atrito) ou por elemento produtor de som (idiofones, membranofones e cordas percutidas). Uma vez que nenhuma dessas formas é completa, em geral elas são combinadas. Assim podemos dizer que um xilofone é um idiofone percutido de altura definida e que um Taiko é um membranofone percutido de altura indefinida.
Abaixo, os métodos de classificação estão descritos em mais detalhes.

Por definição do som
Os instrumentos de percussão podem ser classificados de acordo com a possibilidade de produzirem sons de altura determinada ou indeterminada.

Altura indeterminada
A maior parte dos instrumentos de percussão. Esses são caracterizados pela ausência de escala, ou seja, produzem apenas um único som ou uma gama de sons muito reduzida. São utilizados precisamente pelo timbre e características sonoras que apresentam e geralmente possuem função puramente rítmica. Esses instrumentos produzem notas cuja altura não pode ser perfeitamente determinada, seja porque seus sons têm duração muito curta, seja por possuírem uma grande quantidade de parciais não harmônicos, ou ainda porque produzem variações aleatórias de altura ao longo de sua duração. Isso faz com que acompanhem bem, sem interferir na harmonia (sem que seus sons sejam percebidos como desafinados), canções compostas em qualquer tonalidade. São talvez a forma de instrumentos musicais mais antiga, dado que qualquer objeto consegue produzir sons simples: quer a bater, raspar, etc.
Entre eles podemos citar o agogô, afoxé, carrilhão, castanhola, chimbal, triângulo, blocos sonoros e muitos tipos de tambor.

Altura determinada
Instrumentos de percussão cuja vibração produz sons que obedecem à série harmônica e permitem a perfeita afinação de suas notas. Muitos possuem diversos componentes, cada um afinado em uma altura diferente, como os xilofones ou timbales. Outros permitem a variação de afinação durante a execução como o tímpano ou, ainda que de forma limitada, alguns tipos de tom-tom e o berimbau. Estes instrumentos podem exercer papel melódico ou harmônico em uma canção. Técnicamente, qualquer instrumento de cordas pode ser executado por percussão e nesse caso estaria enquadrado nessa categoria (como o piano ou um violão com cordas percutidas).

Percussão propriamente dita
Instrumentos executados por impacto com o elemento produtor de som, quer seja uma pele, corda ou o próprio corpo do instrumento. Este é o meio mais comum de execução. A percussão pode ser executada com baquetas (como na bateria, gongos ou vibrafones) martelos (como alguns carrilhões), as mãos (como o bongô) ou o próprio corpo do instrumento (como as claves). Um teclado pode ser utilizado para provocar o impacto dos martelos, como na celesta ou no carrilhão.

Agitação
Instrumentos cuja execução depende da agitação, com as mãos ou outro meio, de todo o instrumento, como o caxixi, ganzá, maracas e chocalhos.

Atrito
Instrumentos em que a produção do som depende do atrito ou fricção. Este atrito pode ser realizado com baquetas (como no reco-reco e no guiro), com um pano úmido (cuíca) ou com uma rede de contas, como o xequerê e o afoxé.

Por elemento produtor de som
De acordo com a classificação Hornbostel-Sachs, os instrumentos são classificados de acordo com o elemento que vibra para produzir o som. Neste sistema, os instrumentos de percussão podem ser classificados em idiofones, membranofones e cordas percutidas.

Classificação dos Instrumentos de percussão segundo os seus princípios acústicos
A família tradicionalmente chamada de instrumentos de percussão pode ser dividida segundo os seus princípios acústicos.
1) Idiofones. Os instrumentos idiofones são definidos pelos instrumentos cuja vibração do próprio corpo provoca o som. Exemplos:

Agogô
Afoxé
Atabaque
Bloco sonoro / Caixeta (woodblock)
Carrilhão
Castanhola

Caxixi
Claves
Chimbal

Chocalho
Cowbell

Ganzá
 
Queixada
Paiá
Pratos (suspenso, de choque, soquete, contratempo...)
Prato de louça
Reco-Reco
Sinos
Sinos tubulares

Triangulo
Xequerê


2) Membranofones. Instrumento cujo som é provém da membrana tal como uma pele, tecido ou membrana de material sintético. São os tambores em geral. Exemplos:
Batá
Caixa
Cu'ica
Pandeiro
Repinique
Surdo

Tan-tã
Tambor

Tamborim
Timpano
Ton-tom

Zabumba
* o pandeiro, pode ser classificado com idiofonico e membramofonico pois possui duas fontes sonoras diferentes, as platinelas e a membrana.
3) Cordofones. São definidos pelos instrumentos cujo som é produzido por uma corda (ex: Berimbau).
Instrumentos em que uma corda tensionada é percutida para produzir o som. Em geral são instrumentos de altura definida, como o piano, o clavicórdio, o dulcimer e alguns tipos de cítaras. O Barimbau por exemplo é um instrumento cordofônico, porém de altura indeterminada. As cordas são percutidas com baquetas ou martelos, com ou sem o auxílio de teclados. Todos os instrumentos de cordas podem ser executados por percussão, mas geralmente só são incluídos nessa categoria aqueles em que esta seja a forma principal de execução.
4) Aerofones. São definidos pelos instrumentos cujo som é produzido por uma massa de ar em movimento. (ex: Flauta de embolo, apitos, buzina, efeitos em geral).

Bibliografia:
Rocca, EDGARD. Ritmos Brasileiros e seu instrumentos de percussão. Europa, Rio de Janeiro.



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Partitura: "Afrobeat" (Ritmos Africanos)

"Afrobeat" - Composição: Kaio Sales
Descrição: Música que caracteriza levadas africanas bastante comuns, tais como: Ijexá e Afoxé. A peça inicia-se com percussão corporal e contém variações simples de fórmulas de compasso. Com o objetivo de explorar improvisações, a parte final da música é livre para solos que podem ser aplicados por todos que tocam, mantendo a base pulsante que predomina em sua execução.




quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vídeo: "Oficina de Bongô com Chico Santana"

RITMO MARTILLO (Bongô)
Encontro de percussão do Projeto Guri com o Grupo Referência de Ourinhos.
"Oficina de bongô com Chico Santana"

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Vídeo: Cangombê (Cajon, Bongô e Djembê)

"CANGOMBÊ"
O nome da música surgiu devido às combinações dos instrumentos utilizados em sua execução (cajon, bongo e djembê). No contexto da peça são explorados estudos dos ritmos de xaxado, côco e afoxé. 
Execução: Trio Prá-Cá-Bá (Kaio Sales, Hugo Coelho e Bruno Machado) 
Composição: Kaio Sales.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013 RJ - Informações sobre o desfile das baterias



Inocentes de Belford Roxo
Enredo: "As sete confluências do Rio Han"
Mestres de bateria: Washington e Celinho



Acadêmicos do Salgueiro

Enredo: "Fama"
Mestres de bateria: Sidclei e Gleice Simpatia


Unidos da Tijuca

Enredo: "Desceu num raio, é trovoada! O Deus Thor pede passagem para mostrar nessa viajem a Alemanha encantada"
Mestre de bateria: Casagrande



União da Ilha do Governador
Enredo: "Vinícius no plural. Paixão, Poesia e Carnaval"
Mestres de bateria: Odilon e Riquinho

Mocidade Independente de Padre Miguel
Enredo: "Eu vou de Mocidade com Samba e Rock In Rio - Por um mundo melhor"
Mestres de bateria: Bereco e Dudu



Portela
Enredo: "Madureira... O meu coração se deixou levar"
Mestre de bateria: Nilo Sérgio


São Clemente
Enredo: "Horário Nobre"
Mestres de bateria: Gilberto Almeida e Caliquinho

Estação Primeira de Mangueira
Enredo: "Cuiabá: Um paraíso no centro da América"
Mestres de bateria: Ailton Nunes e Marrom



Beija-Flor
Enredo: "Amigo fiel, do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador"
Mestres de bateria: Plínio e Rodney


Grande Rio
Enredo: "Amo o Rio e vou à luta: ouro negro sem disputa. Contra a injustiça em defesa do Rio"
Mestre de bateria: Ciça




Imperatriz Leopoldinense
Enredo: "Jorge, amado Jorge"
Mestre de bateria: Dominguinhos do Estácio



Vila Isabel
Enredo: "A vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um"
Mestres de bateria: Paulinho e Wallan

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Partitura: "Enredo das Gaivotas"

Peça para percussão em grupo: "Enredo das Gaivotas" - Composição: Kaio Sales.
 Com a proposta de mostrar uma linha carnavalesca, essa peça trabalha um pouco da base do samba enredo com utilização dos instrumentos padrões de uma bateria de escola de samba de forma simplificada. Inspirado na Escola de Samba da Praia das Gaivotas que fica no litoral sul paulista, a peça é uma homenagem a Edgard Nolasco Cesar Neto que participou como integrante da bateria das Gaivotas.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vídeo: Salsa - Ritmo Latino

"CANTEIRO DA SALSA SONORA"
Composição: Kaio Sales, Bruno B. Machado e Hugo Coelho. TRIO PRÁ-CÁ-BÁ.
Elaborada de forma simples, a música apresenta uma desenvoltura criativa. A escolha deste ritmo foi trabalhar um swing dentro do contexto latino.
Solo de bateria: Bruno B. Machado

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013 SP - Informações sobre o desfile das baterias




Acadêmicos do Tatuapé

Enredo: "Beth Carvalho, a madrinha do Samba"
Mestre de Bateria: Higor Santos







Rosas de Ouro

Enredo: "Os condutores da alegria numa fantástica viagem aos reinos da folia"
Mestre de Bateria: Tomado


Mancha Verde

Enredo: "Mario Lago - O homem do Século XX"
Mestre de Bateria: Caju

Vai-Vai


Enredo: "Sangue da terra, Videira da Vida: Um brinde de amor em plena avenida - Vinhos Brasil"
Mestre de Bateria: Antonio Carlos Tadeu

X-9 Paulistana


Enredo: "Se pra ter diversidade basta viver em harmonia, sorria, pois São Paulo hoje é só alegria!"
Mestre de Bateria: Bruxinha


Dragões da Real

Enredo: "Dragão, guardião real mostra seu poder e soberania na corte do carnaval"
Mestre de Bateria: Carlinhos


Águia de Ouro

Enredo: "Minha Missão. O Canto do Povo. 
João Nogueira"

Mestre de Bateria: Juca

Nenê de Vila Matilde


Enredo: "Da revolta dos búzios à atualidade. 
Nenê canta a igualdade"

Mestre de Bateria: Renato Sudário



Gaviões da Fiel


Enredo: "Ser Fiel é a Alma do Negócio"
Mestre de Bateria: Eduardo Fontes


Mocidade Alegre


Enredo: "A sedução me fez provar, me entregar à tentação. Da versão original, qual será o final?"
Mestre de Bateria: Marcos Rezende



Tom Maior

Enredo: "Parque dos Desejos - O seu passaporte para o prazer"
Mestre de Bateria: Carlos Alves



Unidos de Vila Maria

Enredo: "Made in Korea: 50 anos da imigração coreana no Brasil"
Mestre de Bateria: Moleza



Acadêmicos do Tucuruvi

Enredo: "Mazzaropi: o adorável caipira. 
100 anos de alegria"

Mestre de Bateria: Adamastor



Império de Casa Verde

Enredo: "Quem Canta Seus Males Espanta - Pra todo mal, a cura"
Mestre de Bateria: Robson Campos

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Vídeo: "TRIBOM" (Projeto Guri Ourinhos)

Alunos da Turma C do Projeto Guri - Polo Ourinhos
Música: "Tribom"
Composição - Rafael Cleiton Alexandre / 
Arranjo: Kaio Sales
Vídeo gravado em setembro de 2012
Peça retirada do livro: "Bateria e Percussão Brasileira em Grupo"